Olho de Hórus
Udjat
O olho de hórus é descrito como uma mistura de olho humano e de falcão. Há dois tipos de Udjats, o que olha para a esquerda (a Lua) e o que olha para a direita (o Sol); juntos, formam os dois olhos de Hórus. O amuleto trazia para os egípcios força, vigor, proteção, segurança e boa saúde. O amuleto poderia ser colocado em qualquer parte do corpo do falecido e este, assim, se tornaria um deus, ocupando seu lugar no barco de Rá.
O falecido, comparecendo ao Tribunal de Osíris, pronunciava as seguintes palavras: "O deus Thoth trouxe o Udjat e fê-lo descansar depois de ter partido, ó Rá. Ele estava atrozmente aflito pela tempestade, mas Thoth fê-lo descansar e depois que ele saiu da tempestade. Eu estou ileso, e ele está ileso; eu estou ileso e ele está ileso; e Nebseni, o senhor da piedade está ileso."
A reverência mostrada aos genitores é uma das virtudes simbolizadas pelo Udjat, e o amuleto poderia ser usado como um substituto às oferendas que um filho deveria fazer diariamente na tumba de seu pai. Acreditava-se que ele prevenia doenças e era capaz de ressuscitar os mortos.