Escaravelho
 

O coração do morto era retirado durante o ritual de mumificação e, em seu lugar, era  colocado um amuleto em forma de escaravelho a fim de dar nova vida e existência à múmia.

O besouro usado como modelo para os amuletos era da família dos Lamelicórneos e tinha duas características especiais:

* Primeiro: eles colocavam seus ovos dentro de bolas de excremento que eram roladas até buracos; as larvas, ao nascerem, alimentavam-se desse  material. Como esse tipo de besouro nascia a partir de matéria putrefada (excremento), ele  também poderia dar vida ao corpo sobre o qual fosse colocado, contanto que as palavras mágicas de poder apropriadas fossem inscritas ou lidas perante o amuleto.

* Segundo: os escaravelhos costumavam voar nas horas mais quentes do dia, mostrando uma ligação muito forte entre eles e o Sol, que era a divindade máxima do Egito. Outro ponto importante é o fato do Sol "rolar" pelo céu no sentido oriente/ocidente. Logo, o escaravelho rolando sua bola de excrementos era a simbologia perfeita do Sol nascendo e morrendo no horizonte. O Sol continha os germes da vida para os egípcios, assim como, a bola dos escaravelhos continha os germes de uma nova vida (as  larvas). 

Dentro dos rituais de ativação do escaravelho (símbolo do nascimento) está a seguinte oração que deverá ser lida ao nascer do Sol:

"Sou Thoth, inventor e fundador dos remédios e das letras; vem a mim, ó tu que estás debaixo da terra, levanta-te para mim, ó grande espírito ..."


Escaravelho em pedra

VOLTAR