Escada
Acreditava-se no Antigo e Médio Império que o céu fosse uma imensa chapa retangular de ferro, sustentada por quatro pilares (os quatro pontos cardeais). O objetivo de todo egípcio, após a sua morte, era a de alcançar essa chapa, sobre a qual viviam os deuses e os mortos bem-aventurados. Segundo a crença, nos cumes das montanhas essa chapa de ferro estava tão próxima que o morto poderia facilmente acessá-la, enquanto que, em outros lugares ela estava tão distante que seria necessário uma escada para alcançá-la.
Colocava-se a escada próxima da tumba do defunto numa clara alusão à lenda de Osíris: "... Osíris tinha dificuldade em acessar o céu; então, ele recebeu de Rá uma escada e começou a sua jornada rumo à chapa de ferro; de um lado da escada postou-se Rá e do outro Hórus e Seth. Após muito esforço e graças a ajuda dos três deuses que seguraram a escada, ele conseguiu atingir a chapa de ferro e, finalmente, entrou para o panteão divino". Portanto, a idéia da escada era de proporcionar ao defunto acesso ao mundo dos deuses (céu).
No Livro dos Mortos lê-se: "Ergui uma Escada entre os deuses, e sou um ser divino entre eles. Osíris surgirá sobre vossa Escada, que Rá lhe fez, e Hórus e Seth o segurarão com firmeza pela mão".