Make your own free website on Tripod.com

 

 

Escrita Hieroglífica  (Escreva em Hieróglifo)

s antigos egípcios acreditavam que sua escrita sagrada - datada de 3.100 a.C. - era um presente de Thoth, o deus da sabedoria. Entretanto, os estudiosos contemporâneos afirmam que o povo do Nilo sofreu influências da escrita mesopotâmica.

ualquer que seja a sua origem, a escrita hieroglífica foi um instrumento que possibilitou aos egípcios registrarem dados diversificados de sua cultura: da vida cotidiana da população até as proclamações dos sacerdotes e decretos reais. Traduzindo ao pé da letra, "hieróglifo" significa "inscrição sagrada". Outras formas de escrita gravavam textos mundanos; os hieróglifos aspiravam a eternidade.

etalhada e meticulosamente gravados, os hieróglifos geralmente associavam símbolos fonéticos com imagens de objetos reais. Não havia vogais, e predominava pouco espaço. Leitores dependiam do contexto e do senso comum para ajudá-los a decifrar o significado. Essa escrita era comumente lida da direita para a esquerda, ou de cima para baixo. Mas sempre houve exceções.

s egípcios abandonaram os hieróglifos no quarto século depois de Cristo, pois os líderes cristãos se opuseram ao uso dos símbolos pagãos. Algumas centenas de anos mais tarde, sob a administração dos islâmicos, o Egito adotou o árabe como língua popular. Em pouco tempo as inscrições antigas perderam seu sentido. Elas permaneceram um mistério por séculos.

m 1.799 soldados franceses no Egito depararam-se com um bloco de pedra — atualmente conhecido como a Pedra de Roseta. Ela contém hieróglifos, uma forma cursiva da escrita egípcia, e letras gregas. Estudiosos passaram as próximas décadas tentando quebrar o silêncio dos textos milenares. Jean-François Champollion foi, em 1822, o primeiro especialista em hieróglifos. A partir de seu trabalho, os "experts" aprenderam a ler as "palavras dos deuses" enquanto exploravam mais a fundo os mistérios do Egito.

 

Escrita Hierática

 

LEGENDA

 

 

ra uma escrita cursiva, usada pelos sacerdotes em textos sagrados. Geralmente, era gravada em papiro, madeira ou couro. Ao Lado, trecho de um papiro escrito em escrita hierática.

 

 

 

 

Escrita Demótica

 

scrita cursiva, simplificada, usada em cartas, registros, documentos, enfim, uma forma usada no dia-a-dia. Gravada predominantemente no papiro.